Atualmente grande parte das pessoas se engaja em múltiplas tarefas. Ou seja, tenta fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.  Multitarefa se caracteriza por trabalhar em duas ou mais tarefas simultaneamente, alternando de uma coisa para outra, geralmente de forma rápida. As demandas do trabalho nos forçam a lidar com muitas atividades ao mesmo

Você já teve que fazer um artigo, relatório, trabalho final ou alguma tarefa importante que requer concentração, e você não consegue dedicar tempo para realizá-la?  Já teve a sensação de que trabalha muito, mas não rende?  Não acontece só com você. O nosso dia a dia nos obriga a lidar com várias atividades de trabalho,

Project x Product manager

Em 2010 ministrei vários cursos em uma empresa de Telecom que estava se aprimorando na gestão de projetos e estabelecendo um PMO. Durante minhas aulas discutíamos as funções do gerente do produto e do gerente de projetos. Porque os dois cargos existiam na organização: o gerente de produtos era da área de marketing, e o

Introdução O MCTI desde 2019 vem implementando novas práticas de gestão modernas para a realização da sua missão institucional. Dentre elas, destacam-se as de gestão de portfólio, programas e projetos. As boas práticas são de interesse organizacional, visto que uma organização é realizada pelos processos rotineiros e, em especial, pelos programas e projetos que materializam

_